quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ASPECTOS DE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO ESPAÑOL PARA FINES ESPECÍFICOS - Maria Luïsa Sabater

Resumo:

Este texto é interessante para a minha pesquisa. Num primeiro momento apresenta algumas visões,dos alunos que estão em formação, sobre o EFE (Español para Fines Específicos). E em um segundo momento alguns problemas que um professor de EFE pode vir a enfrentar

Abordados: Creencias equivocadas; Metodologia; Conocimientos y papel del profesor; Problemas de contenidos.

 Para algumas perguntas a autora responde e dá soluções a cada uma delas.

¿Como llegar a dominar una lengua tan especial, tan diferente del Español?
Existe um pensamento por parte de alguns que o EFE, é distinto do Espanhol geral. Ao grifar tan diferente, para chamar a atenção e concordar com a autora quando diz que é variedad del español. Ou seja, consideramos típicos contextos e um uso particular da língua.
SOLUCIÓN: Teoría sobre la definición del Español para Fines Específicos

¿Como abordar el léxico especializado, que en definitiva es la base de las clases de EFE?
Dependendo do campo, há umas áreas léxicas específicas, porém o curso de EFE, não consiste na simples aquisição de uma lista de palavras de uma determinada área. O futuro professor deve fazer o aluno ser capaz de realizar tarefas de sua vida profissional na língua espanhola. Com a possibilidade de também ensinar diferentes técnicas para facilitar a aquisição de vocabulário, mas demonstrando aos alunos a importância do EFE e o objetivo do curso de espanhol com especialidade.
SOLUCIÓN: Demostrar que el objetivo de las clases de EUP no es solamente el estudio del léxico sino la capacitación lingüística del alumno para que pueda llevar a cabo en español las tareas de su vida profesional.

¿Hay que utilizar una metodología especial, diferente para enseñar el español para fines específicos?
Não há uma metodologia. Nada impede que o professor venha adotar. Importante frisar que o conteúdo dos materiais como as atividades que se realizam em classes (em língua escrita ou oral), devem ou deveriam estar relacionados com a vida profissional e o fim específico que perseguem os alunos, para que resultem relevantes a eles, para uma maior motivação e extraiam mais benefícios delas.
SOLUCIÓN: No hay una metodología específica, puesto que la lengua es la misma.

Las clases de EFE deben ser mortalmente aburridas ¿es posible amenizarlas?
Importante manter a atenção dos alunos, e que eles o sintam parte do processo de aprendizagem (ex.: colaborando ou explicando pontos de sua profissão relacionado a alguma atividade de uso da  língua) e percebam a ligação da realidade vista em classe e no seu âmbito profissional. Aumentando assim, seu interesse e motivação. A necessidade não é em fazer as aula divertidas ao extremo e sim amenizar-las e manter atenção dos alunos.
SOLUCIÓN: Explicación de un punto concreto de Metodología.

¿Qué tipo de profesional es un profesor de EFE?
Um profissional que possui um certo grau de conhecimento da área técnica que irá ensinar, porém isto não é requisito imprescindível para um ensino eficaz.
O professor de EFE: Atitude positiva e real interesse pelas áreas temáticas ao redor das quais os seus alunos devem saber desenvolver em sua profissão. Uns conhecimentos básicos sobre o  tema específico. Aspectos da língua e habilidades profissionais realmente relevantes, mas não é necessário ser um especialista no tema.
O professor de Línguas para fins específicos ajudará ao aluno a adquiria a competência lingüística para desenvolver suas tarefas da sua profissão. Com isso, o uso da linguagem é um instrumento profissional. Instrumentos lingüísticos com fins determinados. Onde poderão os alunos expressar-se, receber informações e relacionar-se com outros profissionais em uma língua estrangeira. Faz-se necessária a Interação entre o professor de EFE e os alunos para a facilitação do processo de ensino aprendizagem. Criam-se bases de colaboração, papeis a todos os participantes, aluno como sujeito ativo, sua contribuição é primordial e com trabalho mutuo alcançarão os objetivos comuns.
SOLUCIONES:
1. Saber que es conveniente tener un grado de conocimientos razonable para poder enseñar con comodidad.
2. Definir el papel del profesor y el del alumno en una clase de EFE.
3. No dejarse influenciar por la sensación de inseguridad en ninguno de los dos casos

¿Cómo puedo programar correctamente un curso de EFE?
Imprescindível no ensino de espanhol para fins específicos é a ANÁLISE DE NECESSIDADES.  É fundamental a um diseño de un curso de EFE que se faça a análise das necessidades que possam ter os futuros alunos que formem parte do nosso ensino.
Também o uso que fará da língua, como aprenderá e qual será a sua motivação.
SOLUCIÓN: Mediante un paso previo imprescindible: el análisis de necesidades y utilizando métodos de programación.

¿Cómo encontrar un método en el mercado que resuelva todos mis problemas?
Método que responda a todas as necessidades não há. Contudo, também não há materiais adequados e o professor tem que criar, complementar, suprir o que não é adequado.
SOLUCIÓN: Utilizando técnicas de análisis de materiales pero sabiendo que ningún método cubrirá al cien por cien nuestras necesidades.

PROBLEMAS REALES NO SIEMPRE PREVISTOS
Ø       Plazos cortísimos de preparación.
Ø       Poca información sobre los alumnos.
Ø       Horarios menos libres, más supeditados al horario laboral.
Ø       Riesgo de anulación de clases de última hora en las empresas.
Ø       Entorno físico desfavorable en el que da las clases, si se trata de empresas, puede ser muy desfavorable.
Ø       Actitud poco receptiva por parte del estudiante ya que percibe el curso como una obligación.
Ø       Factor cansancio de los estudiantes según el horario de las clases.
Ø       Contacto escaso o nulo con otros profesores que hacen lo mismo y que tienen los mismos problemas.

“Creo que toda la problemática que he expuesto hasta aquí se puede solucionar en su
mayor parte con una buena formación previa que incluya todos los puntos clave, tanto
teóricos como prácticos.”

O professor de Línguas para Fins Específicos necessitará ter umas características:

Ø       Flexibilidade para realizar o “feedback” comprovando o seu programa e material se ajustam as necessidades dos alunos, a realidade...
Ø       Adaptação a diversas circunstancias, cultura da empresa específica, do enfoque, dos materiais se for o caso.
Ø       Capacidade de buscar fontes adequadas  de informação – realidade da aula correspondendo a realidade de sua vida profissional.
Ø       Aptidão para saber obter e explorar documentos relevante s proporcionados pelos alunos.
Ø       Dotes para saber aproveitar os conhecimentos dos alunos e converter a classe numa constante interação entre especialista, neste caso alunos e professor.

CONCLUSIÓN

Ao responder as perguntas dos alunos Sabater expõe, los principales problemas
que se plantean al profesorado de EFE se pueden resolver con una formación
previa específica adecuada que cubra tanto aspectos teóricos como aspectos prácticos.”

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