Primeira referência da língua espanhola na rede oficial de ensino em 1919, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
“A primeira legislação educacional que incluiu a língua espanhola como disciplina obrigatória nos currículos do então Ensino Secundário foi a Lei Orgânica do Ensino Secundário, de 1942”.
“o espanhol era ensinado como disciplina obrigatória durante o 1º ano dos cursos Clássicos ou Cientifico.”
“ A primeira LDB de 1961, altera radicalmente a oferta de línguas estrangeiras nas escolas brasileiras, instaurado pelo decreto 1942.”
“é preciso reconhecer, no entanto, que a LDB de 1961 abria uma brecha para que as escolas continuassem a ensinar línguas estrangeiras. A lei descentralizou as determinações de educação no país e foi criado os Conselhos Estaduais de Educação (CEEs), responsáveis pela organização das estrutura curricular. Sendo incluídas como obrigatórias ou optativas pelos (CEEs).”
“de 1941 a 1961 – das línguas obrigatórias: inglês, francês e espanhol, esta foi a que desfrutou de menor poder de adesão na estrutura curricular deste período.”
“o decreto de 1942 valorizava a presença das línguas estrangeiras, já a LDB de 1961 rompeu com esse processo de valorização e iniciou um processo chamado de ‘desoficialização’ do ensino de línguas estrangeiras.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário