segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tópicos importantes – Leis e línguas: o lugar do espanhol na escola brasileira – Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues

Primeira referência da língua espanhola na rede oficial de ensino em 1919, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
“A primeira legislação educacional que incluiu a língua espanhola como disciplina obrigatória nos currículos do então Ensino Secundário foi a Lei Orgânica do Ensino Secundário, de 1942”.
“o espanhol era ensinado como disciplina obrigatória durante o 1º ano dos cursos Clássicos ou Cientifico.”
“ A primeira LDB de 1961, altera radicalmente a oferta de línguas estrangeiras nas escolas brasileiras, instaurado pelo decreto 1942.”
“é preciso reconhecer, no entanto,  que a LDB de 1961 abria uma brecha para que as escolas continuassem a ensinar línguas estrangeiras. A lei descentralizou as determinações de educação no país e foi criado os Conselhos Estaduais de Educação (CEEs), responsáveis pela organização das estrutura curricular. Sendo incluídas como obrigatórias ou optativas pelos (CEEs).”
“de 1941 a 1961 – das línguas obrigatórias: inglês, francês e espanhol, esta foi a que desfrutou de menor poder de adesão na estrutura curricular deste período.”
“o decreto de 1942 valorizava a presença das línguas estrangeiras, já a LDB de 1961 rompeu com esse processo de valorização e iniciou um processo chamado de ‘desoficialização’ do ensino de línguas estrangeiras.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário